(91) 3222-0047
(91) 99139-0619

Das 08:00 às 18:00

SEG - SEX:
08:00 às 18:00

Sábados das 08:00 às 12:00

- EMPRESARIAL BOLONHA:

Av. Gov. José Malcher, 168 - sl 401 - Nazaré, Belém - PA

Cirurgia de Cabeça e Pescoço

A especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço é responsável por diagnosticar e tratar os tumores benignos e malignos que se desenvolvem na região da face: cavidade oral, incluindo a nasofaringe, orofaringe e hipofaringe, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireoide, glândulas salivares, tecidos moles do pescoço, paratireoide, base de crânio e tumores do couro cabeludo, exceto os tumores ou doenças do sistema nervoso central e coluna cervical. ​

Cirurgia Oncológica

O conceito de cirurgia consiste na remoção do local afetado pela doença. Antigamente o procedimento deixava sequelas e dores no paciente, pois além do câncer eram retiradas estruturas próximas que implicavam na qualidade de vida. Felizmente vieram as evoluções tecnológicas e o aprimoramento técnico que permitiram cirurgias minimamente invasivas e melhores resultados para um significativo número de pacientes.

A cirurgia também pode ser utilizada no diagnóstico, para a realização de biópsia – técnica que tem a melhor assertividade para identificar um tumor, desde a classificação como benigno ou maligno até o seu estadiamento, ou seja, o grau de crescimento da doença.

Durante o tratamento, a cirurgia pode ser a única técnica indicada ou pode ser combinada com outras formas como a quimioterapia, radioterapia, imunoterapia. Essas opções são definidas de acordo com as características do câncer e o perfil do paciente. O tratamento do câncer evoluiu de forma a chegarmos na oncologia de precisão, ou seja, a individualização do tratamento para cada paciente.

Cirurgia Oncológica de Cabeça e Pescoço

Atualmente o tratamento do câncer de cabeça e pescoço é geralmente composto por um quadripé: cirurgia, quimioterapia, imunoterapia e radioterapia. A cirurgia é o tratamento utilizado em aproximadamente 60% dos casos. 

O cirurgião oncologista conhece a fundo as peculiaridades do câncer, tem uma experiência ampla no manejo da doença e consegue ter uma visão multidisciplinar para estabelecer o planejamento terapêutico de forma global e individualizada.

Técnicas da Cirurgia Oncológica de Cabeça e Pescoço

As técnicas utilizadas são:

  • Excisão: Nome técnico para o procedimento de “retirada do tumor”. Nesse caso, o tumor é removido com tecidos vizinhos, isto é, margens de segurança;

  • Dissecção ou esvaziamento linfonodal: se houver suspeita do câncer ter se espalhado, o médico pode também remover os gânglios linfáticos na região do pescoço. A dissecção linfonodal é geralmente feita junto com a excisão;

  • Endoscópica com ou sem Laser: Pode ser utilizado em tumores em estágio inicial, principalmente os da laringe;

  • Robótica: Pode ser usada em tumores da orofaringe, laringe supraglótica, e em alguns tumores do pescoço;

Os nomes dos procedimentos cirúrgicos variam conforme o local onde é feita a cirurgia. Por exemplo: a Tireoidectomia é a retirada da glândula tireoide; já na laringectomia se remove a laringe. A cirurgia pode ser total (todo o órgão é removido) ou parcial (parte do órgão é preservada).

?>